segunda-feira, 13 de junho de 2011

Balanço do III Congresso Internacional de Medicinas Naturais do Porto

Este III Congresso confirmou as nossas intenções de manter o rumo inicialmente traçado de fomentar a UNIÃO entre profissionais da área humana e animal, sejam eles médicos, enfermeiros ou terapeutas, sejam eles alopatas ou adeptos das Medicinas Naturais.


UNIÃO ainda entre o Oriente e o Ocidente num mundo multicultural e cada vez mais global em que o verdadeiro traço de união deva ser o prestar cuidados de saúde mais humanizados, polivalentes, multifacetados, adaptados às reais necessidades do paciente.

Os 16 oradores provenientes de 5 países, que falaram nestes intensivos 3 dias (3, 4 e 5 de Junho de 2011) para cerca de 200 participantes, foram excelentes na sua eloquência, e muito aplaudidos, nomeadamente, a brilhante comunicação sobre Medicina Científica Chinesa, trazida pelo representante da Faculdade de Medicina de Heidelberg, Prof. Doutor Johannes Greten, a qual na sua essência envolve o conceito de união Oriente-Ocidente que este Congresso corporiza.

Os variados temas glosados sob a orientação geral de Neurologia e Oncologia, numa abordagem integrada, com áreas tão diversas como a Homeopatia, Aromaterapia, Medicina Ortomolecular, Medicina Chinesa e Fitoterapia Chinesa, Acupunctura Veterinária e Ozonoterapia ou Medicina Indiana aqui representada por uma demonstração de Yoga, deram a todos o orgulho de pertencer a uma elite, por ventura avançada para o seu tempo, que põe as suas energias focadas na investigação das medicinas tradicionais do planeta.

Foi por todos sentido e amplamente referida a necessidade da ACÇÃO consubstanciada em duas palavras chave: Regulamentar e Integrar estas Medicinas nos cuidados básicos de saúde pública.

A conseguir-se a curto prazo, tal objectivo, assistiríamos sem sombra de dúvidas, a uma redução muito significativa dos gastos astronómicos da Saúde, mas também a melhor ambiente hospitalar, maior satisfação pessoal dos profissionais de saúde, redução do nível de ansiedade dos pacientes e melhoria geral nos resultados de todas estas terapias integradas com a medicina convencional.

O próximo Congresso para Maio de 2012, versará o Tema universal da Dor, desde a Alopatia, Medicina Indiana, Medicina Chinesa, Homeopatia, Aromaterapia e outras.

Entretanto estão abertas inscrições no Sunsimiao Medical Arts para Cursos de média e longa duração em várias destas áreas, como sejam, a Medicina Chinesa, Acupunctura Veterinária, Aromaterapia Humana e Veterinária, Medicina Ortomolecular e Homeopatia.

Inscreva-se pelo e-mail: sunsimiao.tcm@gmail.com, pois pela sua inscrição poderemos abrir novos cursos.

Partilhem e divulguem. Até breve, bem hajam!

Pela Organização, Dr. Américo Moreira


Entrega de lembrança ao Dr. Jean Joaquim, que tem à sua direita Dr. Américo Moreira e à sua esquerda Dra. Leonor Moreira


Dra. Francesc Minguell da UAB, Barcelona


Dra. Mercè Giménez da InTerra Salud, Barcelona


Dr. Victor Mora, Veterinário Clínico de Vigo


Demonstração de Qi Gong, Prof. Américo Filipe e Fernanda Moreira


Prof. Larry Ibarra

Terapeuta Verena Wilms


Dr. Américo Moreira


Terapeuta Sabine Radke-Guazzo

Prof. Dr. Johannes Greten


Prof. Dr. Johannes Greten, recebendo lembrança do Congresso , acompanhado pelo Dr. Jorge Machado do ICBAS

Demonstração de Yoga pela Prof. Francisca Alves

Intervenção do Dr. Bal Krishna

Dr. Wu Chi


Terapeuta Esperança Pandé


Dr. José Costa

Dr. Carlos Amil, recebendo lembrança do Congresso


Dr. Jean Joaquim durante a sua palestra


Sem comentários:

Enviar um comentário